
Caso foi registrado em São Bernardo. (Imagem: Reprodução/Freepik)
O Estado de São Paulo confirmou a terceira morte causada pela intoxicação por metanol adicionado a bebidas alcoólicas. O novo óbito foi confirmado no município de São Bernardo (SP). A vítima foi identificada como Bruna Araújo de Souza, de 30 anos. Ela estava internada após consumir vodca contaminada pela substância, e desde de então estava recebendo tratamentos paliativos.
Desde a última atualização, São Paulo contabiliza 78 notificações de casos suspeitos de pessoas intoxicadas, sendo o estado com maiores notificações. Até o momento foram confirmados 3 óbitos causados pela intoxicação e outras seis mortes em investigação.
Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da intoxicação são náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. Entre 6h e 24h após o consumo de uma bebida contaminada, podem surgir sinais mais graves, como visão turva, fotofobia, cegueira, convulsões e até coma.
Em Pernambuco já são 29 casos em investigação. Para tentar localizar e agir de forma mais rápida no atendimento aos casos suspeitos, o estado conta com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica, que funciona 24 horas para orientar consumidores e profissionais de saúde, pelo número 0800 722 6001.
Denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da SES-PE (136 / ouvidoria@saude.pe.gov.br), ao Procon-PE (0800 282 1512 / (81) 3181-7000 / denuncia@procon.pe.gov.br) e à Delegacia de Crimes contra o Consumidor – Decon (81 3184-3835 / dp.consumidor@policiacivil.pe.gov.br).