
A primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima de um salário mínimo começa a ser paga nesta sexta-feira (2). O pagamento será feito de forma escalonada, de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), e seguirá até o dia 8 de maio.
Para quem recebe até um salário mínimo — atualmente R$ 1.518 — a antecipação do 13º começou no dia 24 de abril. Ao todo, cerca de 34,2 milhões de segurados estão sendo beneficiados com a antecipação, que deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia brasileira.
A antecipação será paga em duas parcelas:
• Primeira parcela: de 24 de abril a 8 de maio
• Segunda parcela: de 26 de maio a 6 de junho
As datas de pagamento variam de acordo com o valor do benefício e o número final do NIS. Beneficiários que recebem apenas o salário mínimo têm prioridade e recebem antes dos demais.
Como consultar o 13º
Desde 16 de abril, a consulta ao valor e à data do pagamento pode ser feita:
• Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS)
• Pelo site gov.br/meuinss
• Pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (necessário informar CPF e confirmar dados pessoais)
A antecipação do 13º salário do INSS é uma medida do governo federal para estimular a economia e auxiliar financeiramente aposentados e pensionistas, principalmente em um período de alta nos custos de vida.
Por: Wesley Souza