
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária amarela no mês de julho, o que significa que os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.
A medida acontece em razão das condições climáticas registradas no país durante o período de estiagem. Com a redução das chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas operam com níveis mais baixos, aumentando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
Segundo a Aneel, a permanência da bandeira amarela reflete o aumento dos custos para produzir energia no atual cenário. A agência também orienta os consumidores a adotarem medidas de uso consciente da eletricidade, com o objetivo de reduzir o desperdício, aliviar o impacto na conta de luz e contribuir para o equilíbrio do sistema elétrico.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa aos consumidores as condições de geração de energia no país. A bandeira verde indica que não há cobrança adicional. Já a amarela sinaliza aumento moderado nos custos de geração. Quando as despesas do sistema são ainda maiores, entram em vigor as bandeiras vermelhas, nos patamares 1 e 2, que representam cobranças extras superiores.
Por Bell Pereira