“NOSSOS PAÍSES VÃO SE DAR MUITO BEM JUNTOS!”, AFIRMA TRUMP APÓS TELEFONEMA COM LULA

Ligação aconteceu nesta segunda (06). (Imagem: Ricardo Stuckert | PR/Reprodução Instagram Donald Trump)


A relação entre Brasil e Estados Unidos parece que está retornando ao clima harmonioso. Nesta segunda-feira (06), o presidente dos EUA, Donald Trump, esteve em ligação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que sinalizou que dois países se darão “muito bem juntos”. Nos últimos meses, após o início do novo mandato norte-americano, Trump determinou uma série de medidas que dificultaram a relação comercial entre os dois países, com tarifas altas para produtos brasileiros.




No entanto, após o encontro entre países da Organização das Nações Unidas (ONU), onde Lula e Trump tiveram o primeiro contato, as negociações e mediações parecem ter caminhado mais positivamente. No telefonema com Lula, hoje (06), Trump citou que a conversa foi “excelente” e que eles pretendem marcar encontros para tratar de assuntos de interesses de ambas as nações, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.


Ainda segundo Trump, em ligação eles trataram de diversos assuntos, inclusive sobre o comércio, já que o EUA é um dos maiores compradores de produtos brasileiros e o Brasil um dos maiores exportadores de matéria-prima. “Nós conversamos sobre muitas coisas, mas se concentrou principalmente na Economia e no Comércio”, escreveu Donald Trump em suas redes sociais.



Lula também escreveu que entende o contato com Trump como uma oportunidade de restaurar a relação entre os dois países. “Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. No telefonema, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.”, escreveu Lula.


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *