ESTADO AMPLIA ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV PARA ADOLESCENTES DE 15 A 19 ANOS

Também foi permitida a destinação do imunizante para municípios que ainda não o receberam. (Imagem: Débora F. Barreto/Fiocruz)

Ação é realizada nas escolas da rede estadual. (Imagem: Débora F. Barreto/Fiocruz)


Em Pernambuco a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está intensificando as ações de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes de 15 a 19 anos, que ainda não receberam o imunizante. A estratégia, coordenada pelo Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e busca ampliar a proteção contra o vírus, considerada a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo e responsável por provocar desde lesões benignas até tumores malignos, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.




Para incentivar a imunização da população, e avançar com os números da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, a SES-PE realiza realiza ações de vacinação dentro do ambiente escolar. A ação é marcada sempre para a última semana letiva de cada mês nas escolas da rede estadual.


Em Pernambuco, cerca de 300 mil pessoas estão aptas a receber a vacina nessa faixa etária. Atualmente, a cobertura vacinal é de 59% entre os meninos e 72% entre as meninas. A meta estabelecida é alcançar 90% do público. Para reforçar a campanha, o Ministério da Saúde enviou recentemente ao estado 50 mil doses adicionais, que chegaram para reforçar a ampliação da imunização de adolescentes de 15 a 19 anos que se estende até dezembro de 2025 nos municípios pernambucanos.


Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Pernambuco, Magda Costa, a estratégia tem foco no resgate de crianças e adolescentes que não foram vacinados durante a pandemia.


“Durante a pandemia, muitas crianças de 9 a 14 anos, que fazem parte do calendário de rotina, deixaram de receber a vacina contra o HPV. Esse cenário se agravou com a hesitação vacinal. Agora o resgate acontece principalmente no contexto escolar, por meio do qual conseguimos captar tanto o público da faixa etária de 9 a 15 anos quanto os adolescentes de 15 a 19 anos. Nosso objetivo é reforçar a prevenção, já que a vacina protege contra os principais tipos de câncer relacionados ao vírus”, destacou Magda.


Desde 2023, o estado realiza mensalmente a estratégia de vacinação escolar, em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. No ambiente escolar, já foram aplicadas 6.183 doses contra o HPV neste ano. Nos anos anteriores, os números registrados foram de 12.371 em 2024 e 15.736 em 2023.


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *