Equipamento seguirá em obras, mesmo após a reabertura. (Imagem: Eduardo Cunha/Secult-PE)
O Cinema São Luiz, em Recife, será reaberto ao público no dia 1º de novembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do estado. O equipamento estava fechado desde 2021, quando foi reaberto em 2022 após o período pandêmico mas, no ano seguinte já na gestão Raquel Lyra, precisou ser fechado novamente devido às chuvas que danificaram equipamentos e estrutura física do local.
A previsão do executivo estadual era de que as obras que iniciaram em agosto vão ser finalizadas em 10 meses. Desde o início da requalificação, o cinema passou por obras de recuperação realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil de investimento estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, foram algumas das obras realizadas no equipamento.
Outras obras vão seguir em curso no cinema. A última fase de obras iniciou no mês de agosto, com a licitação da requalificação e acessibilidade do espaço cultural. O serviço inclui a recuperação das marquises externas, a instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os quatro pavimentos superiores. Também será realizada a recuperação de danos em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada.
O primeiro evento que vai ser realizado no Cinema São Luiz após a reabertura será o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que vai iniciar no dia 1º de novembro e segue até o dia 8.
O Festival, de direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, vai exibir mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em cerca de 55 sessões.