NÚMERO DE CHEQUES UTILIZADOS POR BRASILEIROS APRESENTOU QUEDA DE 18,4% EM 2024, APONTA LEVANTAMENTO DA FEBRABAN

137,6 milhões de cheques foram utilizados por brasileiros em 2024. (Imagem: Reprodução/Internet)

137,6 milhões de cheques foram utilizados por brasileiros em 2024.

(Imagem: Reprodução/Internet)

 

De acordo com um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 137,6 milhões de cheques foram utilizados por brasileiros em 2024. Contudo, esse número representa uma redução de 18,4% quando comparado com a quantia registrada em 2023.

 

Quando comparada com o início da série histórica, em 1995, a queda apresentada pelo resultado de 2024 foi de 95,87%. De acordo com a Febraban, 3,3 bilhões de cheques foram compensados em 1995.

 

No ano passado, o total do volume financeiro dos cheques chegou em R$ 523,19 bilhões, o que significa uma redução de 14,2% ante 2023. O levantamento realizado pela Federação teve como base o Serviço de Compensação de Cheques (Compe).

 

Segundo o diretor-ajunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, um dos motivos que fazem o cheque ainda ser utilizado atualmente em meio ao crescimento dos meios digitais é a resistência de muitas pessoas para com as novas formas de pagamento.

 

“Apesar da crescente digitalização do cliente bancário, o cheque ainda é bastante usado no Brasil. São diversos motivos que ainda fazem este documento de pagamento sobreviver: resistência de alguns clientes com os meios digitais, uso em comércios que não querem oferecer outros meios de pagamento, utilização como caução para uma compra, como opção em localidades com problemas de internet, entre outros”, destacou Walter Faria.

 

Por: Thiago Magalhães

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *