
A Compra visa fortalecer o sistema público de saúde e desafogar o HRA. (Imagem: Reprodução Google)
Em anúncio feito na manhã desta quarta-feira (8), durante agenda na Secretaria Estadual de Saúde, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou a compra de uma nova unidade hospitalar para integrar o sistema público de saúde de Pernambuco. A aquisição, que já foi concluída segundo fontes internas do governo, custou R$ 170 milhões aos cofres públicos.
O hospital adquirido é o Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A unidade foi comprada já equipada e mobiliada, pronta para iniciar os atendimentos. Com a incorporação ao SUS estadual, a estrutura vai contar com cerca de 230 leitos.
Entre os serviços disponíveis na unidade, destacam-se um centro cirúrgico com cinco salas operatórias, áreas de recuperação pós-anestésica, cinco salas destinadas a procedimentos de hemodinâmica nas áreas vascular, cardíaca e neurológica, além de UTIs e consultórios para atendimentos clínicos.
Com foco no atendimento de urgência e emergência, o hospital também servirá como apoio às especialidades de alta complexidade hoje centralizadas no Hospital da Restauração, como neurocirurgia e ortopedia.
A medida ocorre em meio a críticas recebidas pela gestão estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), principalmente após incidentes envolvendo elevadores em hospitais públicos e pela lentidão nas obras de requalificação do Hospital da Restauração, considerado a principal emergência do Norte-Nordeste.
No mês passado, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, foi chamada para prestar esclarecimentos em audiência pública na Alepe sobre os investimentos e a manutenção das unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife.
POR: BELL PEREIRA