GOVERNO LIBERA PAGAMENTOS DO PROGRAMA PÉ-DE-MEIA LICENCIATURAS; PROGRAMA É VOLTADO PARA FUTUROS DOCENTES

Divulgação dos pré-selecionados acontecerá no dia 1º de abril. (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Pagamentos iniciaram na quarta-feira (07). (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)




Estudantes do ensino superior que estão matriculados em cursos de licenciaturas (na modalidade presencial), e que optam pela bolsa de estudos do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas começaram a receber o primeiro pagamento nesta quarta-feira (07). A liberação das bolsas é feita pelo Ministério da Educação (MEC). O programa tem como objetivo incentivar o ingresso na carreira docente, para a formação de futuros professores no país.


De acordo com o ministério, nesta etapa serão pagos mais de R$ 7,2 milhões a 4.050 bolsistas que já estão cursando regularmente o primeiro semestre de licenciaturas presenciais. Do total de estudantes que receberão a bolsa neste primeiro pagamento, cerca de 1.200 que já são correntistas do Banco do Brasil receberão o incentivo nesta quarta. Aqueles que ainda não têm relacionamento com o banco, cerca de 2.800, terão acesso aos recursos a partir de hoje (08/05).


O programa criado pelo governo federal, tem como público-alvo os estudantes aprovados em cursos presenciais de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e que obtiveram nota igual ou superior a 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. Para os estudantes que não conseguiram completar cadastro, o MEC informa que esses poderão participar da segunda chamada, que está com inscrições abertas até 19 de dezembro.


A aprovação das inscrições dos candidatos ocorre até o dia 20 de cada mês do ano. Para os selecionados na segunda chamada, o pagamento das bolsas será realizado a partir do início das aulas no semestre letivo. Todas as vagas poderão ser preenchidas na segunda chamada.


A criação desse incentivo de bolsas surgiu por meio programa Mais Professores para o Brasil. Segundo o governo, os valores são destinados para incentivar o ingresso dos estudantes em cursos de licenciaturas, investindo na qualidade dos cursos.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *