
Outros dois vereadores também retornam ao cargo. (Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Mesmo após o escândalo de corrupção em que esteve envolvido o prefeito Cacique Marcos Xukuru (Republicanos) e mais dois vereadores – Sil Xukuru (PT) e Pastinha Xukuru (PP) -, em que ambos foram considerados réus, a justiça de Pernambuco determinou que os políticos podem retornar aos cargos no executivo e legislativo municipal da cidade pernambucana. Eles voltaram aos cargos neste sábado (03).
O caso de corrupção é referente a licitações feitas de forma ilegal e ações que causaram um impacto negativo de R$ 15,7 milhões para o município de Pesqueira, no Agreste. Após as investigações da Operação Pactum Amicis, deflagrada pela Polícia Civil, eles haviam sido retirados temporariamente, por 30 dias, dos cargos para o processo de apuração.
De acordo com a investigações, o prefeito havia fraudado licitações para que empresários fossem beneficiados e assim ele obtivesse apoio financeiro na campanha de 2020. O prefeito chegou a receber uma Hilux e transferências bancárias que somaram R$ 77 mil, feitas por empresários que seriam os supostos beneficiados com o esquema de corrupção, entre os anos de 2021 e 2022.
A denúncia foi encaminhada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no entanto o tribunal de justiça não prorrogou o afastamento dos políticos.
Por: Natália Rodrigues.