Medida significa que não haverá taxa extra por consumo. (Imagem: Reprodução/Pinterest)
Brasileiros poderão ter uma preocupação a menos com relação a conta de energia nessa reta final do ano. De acordo com anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta sexta-feira (29), a Bandeira Tarifária para o mês de dezembro será verde, o que significa que não haverá taxa extra por consumo.
A medida foi aplicada devido as melhores condições no cenário da geração de energia no Brasil, que obteve melhora após as chuvas mais intensas registradas em alguns estados do país, fortalecendo o setor de energia hidrelétrica.
Segundo o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, as bandeiras ajudam a dialogar com a sociedade de forma mais simples sobre o consumo da energia produzida no país. “o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”, disse o diretor.
O último mês em que os brasileiros puderam contar com a bandeira verde foi em agosto deste ano, mas logo depois a ANEEL anunciou a necessidade de aplicação da bandeira vermelha que também esteve registrada no patamar 2 (o mais alto até o momento), durante o mês de outubro. Já neste mês de novembro a bandeira tarifária vigente é a amarela.
O sistema de bandeira tarifária foi criado pela ANEEL em 2015 com o objetivo de orientar os consumidores e tentar controlar o consumo de energia no país, levando em consideração as condições climáticas e de produção da energia elétrica no território nacional.