
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13/11), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes em descontos indevidos sobre aposentadorias e pensões do INSS. Entre os alvos estão o ex-ministro da Previdência José Carlos Oliveira, conhecido como Ahmed Mohamad, e o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Oliveira, que chefiou a pasta durante o governo Jair Bolsonaro, foi alvo de mandado judicial que determina o uso de tornozeleira eletrônica, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida inclui também buscas e apreensões em endereços ligados ao ex-ministro. Stefanutto, por sua vez, foi preso nesta manhã, enquanto o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) teve locais vasculhados pela PF.
As investigações apontam que o grupo teria participado de um esquema de cobranças ilegais em benefícios previdenciários, em que valores eram descontados de aposentados sem autorização. Segundo dados do governo, 6 milhões de beneficiários relataram desconhecer os débitos, e 4,8 milhões tiveram as irregularidades confirmadas, com reembolso já iniciado em parcela única. O prazo para contestar os descontos foi prorrogado até 14 de fevereiro de 2026.
A ação, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpre 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 17 estados e no Distrito Federal.
Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos, estelionato previdenciário, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Por: Bell Pereira