
Ao todo o país já soma 209 casos suspeitos. (Imagem: Reprodução/Freepik)
A fim de reduzir o número de óbitos por intoxicações causadas pela ingestão da substância metanol em bebidas alcoólicas, o Ministério da Saúde, garantiu a aquisição de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol para fortalecer o estoque estratégico do SUS. A previsão é de que os antídotos estejam disponíveis até o final desta semana. Pernambuco é um dos estados onde o ministério destinou a entrega dos antídotos.
O etanol e fomepizol podem ser administrados como antídotos quando há a intoxicação pelo metanol. No entanto, é importante que a população fique atenta aos sinais da intoxicação e que procurem imediatamente uma unidade de saúde mais próxima caso haja a suspeita da ingestão da substância. A utilização dos antídotos deve ser feita exclusivamente sob prescrição e monitoramento médico em um ambiente de saúde, conforme orientação do ministério.
As novas ampolas de etanol vão se somar às 4,3 mil unidades entregues aos estoques dos SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A distribuição dos insumos começou no último sábado (04), contemplando a Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Ao todo o país já conta com casos e notificações de suspeita de intoxicação nos estados de São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Paraná, Distrito Federal, Rondônia, Minas Gerais e Piauí. O número de casos suspeitos já soma 209.