
Dados foram divulgados nesta sexta-feira (04). (Imagem: Divulgação/SDS)
Pernambuco apresentou redução no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (04) pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), o Estado teve queda de 11% nos casos no primeiro semestre deste ano, comparado a períodos anteriores. Segundo o balanço, houve redução também nos registros de roubos, com queda de 6,3%, sendo o menor resultado do primeiro semestre em toda a série histórica.
As porcentagens correspondem a 16.102 Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs) e 1.619 registros de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). As regiões Metropolitana, Agreste e Zona da Mata também apresentaram os menores números de MVIs de toda a série histórica, com 473, 344 e 250 registros, respectivamente.
De acordo com o levantamento, somente no primeiro semestre do ano foram presos em flagrante 15.175 suspeitos; cumpridos 4.900 mandados de prisão; e apreendidas 2.559 armas. Os indicadores foram apresentados durante a reunião de monitoramento dos dados criminais, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com a presença de representantes das polícias Civil e Militar de todas as regiões. A reunião marcou a consolidação do balanço do semestre e definiu as prioridades operacionais para o segundo semestre de 2025.