
Prazo segue até 19 de maio. (Imagem: Abdias Pinheiro/ Secom/ TSE)
Mais de 5 milhões de brasileiros poderão ter o título de eleitor cancelado caso não regularizem as pendências com a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores têm 7 dias para regularizar ou terão o documento cancelado depois de 19 deste mês. Ainda de acordo com o tribunal, cerca de 111.112 pessoas procuraram a justiça eleitoral e regularizaram o título, no entanto o número de brasileiros que ainda não compareceram é muito maior.
Deverão regularizar o documento, cidadão que foram considerados faltosos por não comparecido ao momento da votação e nem justificaram a ausência, ou que não tenham feito o pagamento da multa referente à ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição.
O título de eleitor é um documento importante para que o indivíduo possa exercer o direito como cidadão para votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
A regularização do título de eleitor é gratuita e pode ser feita diretamente por meio do autoatendimento no site do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Estado.
Por: Natália Rodrigues.