GOVERNO FEDERAL ANUNCIA QUE PROVA NACIONAL PARA PROFESSORES VAI ACONTECER NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2025

Reajuste foi determinado pelo Governo Federal. (Imagem: Cecilia Bastos/Imagens USP)

Prova atenderá à 17 áreas do conhecimento. (Imagem: Cecilia Bastos/Imagens USP)




Professoras e professoras de todo o país poderão participar da Prova Nacional Docente (PND), voltada para profissionais de 17 áreas do conhecimento para a seleção ou contratação dos municípios brasileiros. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (06), pelo Ministério da Educação (MEC) e a aplicação das provas está prevista para ocorrer ainda no segundo semestre de 2025.


O PND também deve utilizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade das Licenciaturas) – desde 2024. A PND, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorrerá anualmente e será voltada a concluintes de licenciaturas e licenciados. As redes públicas de ensino poderão optar por utilizar os resultados como mecanismo único ou complementar de seleção.


As áreas avaliadas serão: artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química. Para os concluintes de licenciaturas, a PND será constituída pela parte teórica do Enade, composta por questões de competências e habilidades gerais da formação docente, e por outra parte referente aos conteúdos específicos de cada área avaliada.


Todos os concluintes que realizarem a prova do Enade das Licenciaturas poderão utilizar o seu resultado para concorrer aos editais de seleção das redes públicas de ensino dos entes federativos que tiverem aderido à PND. A prova surge como alternativa de selecionar professores, por meio de um instrumento que avaliará competências e habilidades gerais e específicas, necessárias à docência. 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *