
A Petrobras assinou um acordo de longo prazo para comprar gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos durante 22 anos. O anúncio foi feito pela petroleira nesta terça-feira. O contrato prevê o fornecimento de 800 mil toneladas por ano pela Cheniere Marketing, subsidiária da Cheniere Energy, uma das maiores empresas do setor no país.
O GNL é obtido pelo resfriamento do gás natural até que ele se torne líquido, reduzindo seu volume em cerca de 600 vezes. Isso permite o transporte em navios e dispensa a conexão por gasodutos entre produtor e consumidor.
Segundo a Petrobras, a contratação de volumes por períodos extensos busca diminuir a exposição às oscilações do mercado de curto prazo e dar maior previsibilidade ao abastecimento. O gás natural é utilizado no Brasil por indústrias, residências e usinas termelétricas, além de servir como matéria-prima em diferentes processos industriais.
O novo acordo ocorre cerca de um mês após a estatal fechar outro contrato de longo prazo para aquisição de GNL. Na ocasião, foram contratadas também 800 mil toneladas anuais, por 20 anos, com a Sempra Infrastructure, a partir de um terminal localizado no Texas.