INEP ANULA TRÊS QUESTÕES DO SEGUNDO DIA DO ENEM 2025 APÓS SUSPEITA DE VAZAMENTO

Informações podem ser consultadas no cartão de confirmação.(Imagem: Isabela Costa/Metropolitana FM Caruaru)
Imagem: Isabela Costa/Metropolitana FM Caruaru

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou nesta quarta-feira (19) a anulação de três questões do segundo dia do Enem 2025, aplicado no domingo (16). A decisão ocorreu após a identificação de relatos de vazamento em transmissão ao vivo na internet.
Os gabaritos oficiais, previstos para quinta-feira (20), foram antecipados em um dia. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, uma pessoa que participou de pré-teste do exame divulgou itens em live antes da prova.

QUESTÕES ANULADAS

As questões anuladas variam por cor do caderno:
Caderno 5 (amarelo): 115, 121 e 178
Caderno 6 (cinza): 115, 118 e 172
Caderno 7 (azul): 123, 132 e 174
Caderno 8 (verde): 132, 135 e 168
Caderno 11 (laranja): 115, 118 e 172
Caderno 12 (roxo): 115, 118 e 172
As áreas envolvidas são física (acústica), biologia (fotossíntese) e matemática (álgebra).

DECISÃO

Camilo Santana afirmou que a anulação busca “garantir isonomia” entre os participantes. “Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens”, disse.
O ministro destacou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

REAÇÃO

Nas redes sociais, o movimento #AnulaEnem marca protestos para sexta-feira (21) em Brasília e sábado (22) em outros estados. Os participantes pedem a anulação total do Enem 2025 devido a falhas de segurança.

Por: Bell Pereira

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *