
Situação eleitoral poderá ser regularizada até o dia 19 de maio. (Imagem: Divulgação/TSE)
De acordo com dados do Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados nesta terça-feira (11), 159.315 eleitores pernambucanos podem ter o título cancelado por ausência em três turnos seguidos. Os eleitores que se encontram nessa situação podem regularizar a situação eleitoral até o dia 19 de maio, realizando o pagamento das multas referentes a cada turno.
O processo pode ser feito no site Autoatendimento do Eleitor, no aplicativo e-Título ou de forma presencial em unidades como cartórios eleitorais ou centrais de atendimento ao eleitor. Para ser atendido presencialmente, é necessário realizar agendamento por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
Caso o eleitor não saiba como está a sua situação eleitoral e queira consultá-la, é preciso acessar o Autoatendimento do Eleitor e selecionar a opção “7- Consultar situação eleitoral” no menu inicial. O cancelamento do título implica em algumas consequências para o cidadão como a impossibilidade de obter passaporte, tomar posse em cargo público, efetuar matrícula em instituições de ensino e realizar qualquer ato que exija quitação eleitoral.
Por: Thiago Magalhães