Primeiro encontro será nesta sexta (19). (Imagem: Divulgação/Genfest)
Em visita ao Brasil, o presidente da Itália Sergio Mattarella se encontrou nesta quarta-feira, com jovens que participam do Genfest 2024, no Arsenal da Esperança em São Paulo. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, o Arsenal acolhe diariamente 1.200 jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital paulista. Essa é a primeira visita de Estado ao Brasil de um presidente italiano em 24 anos.
O Arsenal da Esperança é uma das mais de 30 Organizações da Sociedade Civil, Comunidades Sem Fins Lucrativos do Brasil e da América Latina e Instituições parceiras do Genfest. O evento é realizado pela primeira vez no Brasil e recebe centenas de jovens de diferentes países, que nesta primeira fase exercem trabalho voluntário. Neste ano, jovens de Caruaru também estão fazendo parte da edição com trabalhos voluntários.
Essa foi uma das visitas de Mattarella em locais simbólicos para a imigração italiana no país, que comemora 150 anos em 2024. Essa é a primeira visita de Estado ao Brasil de um presidente italiano em 24 anos.
O Genfest é destinado a jovens entre 18 e 35 anos e ocorre a cada seis anos. Nesta primeira edição na América Latina, espera receber mais de 4 mil jovens na segunda fase que se inicia nesta sexta-feira (19) no centro de eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no complexo de acolhida da Basílica de Aparecida, interior de São Paulo.