
Plataforma foi aprovada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite. (Imagem: Divulgação/SES-PE)
A Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Administração e Finanças, criou o Núcleo de Apoio à Gestão Financeira do Sistema Único de Saúde (Nagef/SUS), que está disponibilizando desde junho um painel de consulta dos repasses de recursos para acesso das Secretarias Municipais de Saúde do estado. A ferramenta está disponível no site da secretaria.
A plataforma foi aprovada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que trata de aspectos operacionais e governamentais do SUS, com a presença de representantes de gestores municipais e do estado.
Serão disponibilizadas informações detalhadas de ações, anos, competências, valores e datas dos repasses financeiros realizados pela secretaria estadual aos Fundos Municipais de Saúde (FMS) em quatros áreas, sendo elas a Assistência Pré-Hospitalar Movel – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Programa de Fortalecimento da Atenção Primária (PFAP), a Assistência Farmacêutica e a de Incentivo de Hospital de Pequeno Porte (HPP).
A Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, destacou a importância da transparência nos recursos que são repassados na área da saúde por meio da pasta.
“Temos a preocupação de manter a gestão participativa e transparente sobre os investimentos realizados. Esse sistema vem somar com nosso trabalho de parceria e alinhamento com os municípios, que precisam ter informações claras e se organizar para efetivar seus trabalhos e a aplicação dos recursos na assistência à saúde na ponta”, pontuou a secretária.