
Com o intuito de facilitar a renegociação direta dos consumidores que estejam com pendências financeiras, a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Caruaru), em parceria com o Caruaru Shopping e Secretaria da Fazenda de Caruaru (Sefaz), realiza, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, o Mutirão de Negociação de Dívidas 2022. Nesta edição, os devedores poderão negociar débitos com a Sefaz, Compesa, Celpe (Neoenergia) e também com instituições financeiras ligadas a FEBRABAN.
Os atendimentos serão realizados durante todos os dias do mutirão, na sede do PROCON Caruaru, que fica na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro, das 08h às 12h. No Caruaru Shopping, os atendimentos acontecerão de 29 de novembro a 1º de dezembro, das 12h às 20h.
Quem tem débitos de pessoa física ou jurídica em aberto com a Sefaz municipal, de natureza tributária e não tributária como IPTU, ISSQN ou TLF, poderá renegociar as dívidas de parcelamentos anteriores (reincididas ou ativas), com condições especiais no mutirão. O pagamento poderá ser à vista ou dividido em até 60 parcelas mensais e sucessivas, com vencimento até o último dia útil de cada mês. A negociação com a Sefaz permitirá o abatimento de juros e multa de mora sobre a dívida, nos seguintes percentuais:
. Pagamento em cota única: 100% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com o adiantamento de 30% na entrada + 6 parcelas: 100% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com parcelas divididas de duas a 12 vezes: 90% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com parcelas divididas de 13 a 24 vezes: 80% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com parcelas divididas de 25 a 36 vezes: 70% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com parcelas divididas de 37 a 48 vezes: 50% de abatimento de juros e multa de mora;
. Com parcelas divididas de 49 até 60 vezes: 40% de abatimento de juros e multa de mora.
O gerente do Procon Caruaru, Nyverson Moura, destaca que o mutirão representa uma boa oportunidade para o consumidor buscar acordo em suas dívidas e retornar ao mercado de consumo. “O Procon promoverá essa interlocução entre o consumidor e os fornecedores participantes, no intuito de conseguir condições favoráveis para a realização dos acordos”, enfatiza.
Os interessados poderão participar de modo presencial e também pela plataforma Caruaru Digital, através do site www.caruaru.pe.gov.br.