SECRETARIA CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR MENINGITE EM PERNAMBUCO

(Imagem: Reprodução/TV Globo)

(Imagem: Reprodução/TV Globo)

 

 

A primeira morte por meningite em Pernambuco, em 2024, foi confirmada nesta sexta-feira (1º). O caso se trata de criança, do sexo feminino de apenas 7 anos de idade, que morreu no dia 17 de janeiro quando apresentou sintomas da doença. A criança residia no bairro do Ibura, no Recife. Os primeiros sintomas começaram a surgir no dia 15 de janeiro, entre eles cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos.

 

 

A família da menina chegou a encaminhá-la para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, onde foi diagnosticada com meningococcemia, uma infecção generalizada, sorotipo C. Em nota divulgada pela Secretaria de Saúde, a menina estava com o cartão de vacina em dia.  A pasta ainda informou que acompanhou as pessoas que tiveram contato com a criança para identificar possíveis sintomas.

 

 

 

DIAGNÓSTICO

 

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite são: exame quimiocitológico do líquor; bacterioscopia direta; cultura; aglutinação pelo látex e Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR). O aspecto do líquor, embora não considerado um exame, funciona como um indicativo. O líquor normal é límpido e incolor, como “água de rocha”. Nos processos infecciosos, ocorre o aumento de elementos figurados (células), causando turvação, cuja intensidade varia de acordo com a quantidade e o tipo desses elementos.

 

 

 

PREVENÇÃO

 

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as vacinas, que são a melhor forma de prevenção contra a doença, disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

 

  • Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
  • Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE