
Equipamento estava há dois anos com as operações suspensas para esse tipo de avião.
(Imagem: Acervo ATDEFN)
A partir desta terça-feira (18), o Aeroporto de Fernando de Noronha, Governador Carlos Wilson, estará apto a receber novamente aeronaves a jato, devido à conclusão das obras de pavimentação da faixa central da pista de pouso e taxiamento. O equipamento estava há dois anos com as operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para esse tipo de avião.
De acordo com o Governo de Pernambuco, as intervenções realizadas no aeroporto receberam um investimento de R$ 60 milhões. A Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) foi a pasta que esteve à frente da operação logística para levar equipamentos e insumos até a ilha.
Com as recentes obras, o aeroporto recuperou sua capacidade operacional para receber aviões de maior porte, um fator essencial para melhorar a conectividade entre o arquipélago e o continente, além de impulsionar o turismo, principal motor da economia local. A intervenção atende às exigências técnicas e normativas da Anac para garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas.
Por: Thiago Magalhães