Ferramentas estão disponíveis no site do ministério. (Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil)
Foram lançados pelo Ministério da Saúde, através do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE), em setembro, painéis para acompanhamento da Mpox e da Malária.
As ferramentas foram desenvolvidas em parceria com o Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) e podem ser acessadas no site do ministério.
O Painel da Mpox apresenta diversos indicadores da doença, como incidência, perfil demográfico e uma série histórica que abrange os anos de 2022 a 2024. Já o da Malária além de trazer a série histórica dos últimos 12 anos e o perfil demográfico dos casos, também conta com a distribuição geográfica da malária, entre outros dados.
Estes dados buscam apoiar as áreas técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), além de auxiliar pesquisadores e a sociedade no enfrentamento e controle das doenças.
O CNIE também fornece informações de outras doenças como as arboviroses (dengue, Zika, oropouche), meningite, raiva e coqueluche.