
A partir desta terça-feira (27), uma nova funcionalidade estará disponível no Sistema Valores a Receber (SVR). Agora, os usuários poderão ativar a solicitação automática para o resgate de valores.
Esses valores correspondem ao dinheiro que fica esquecido por pessoas físicas ou empresas em instituições financeiras, como bancos e consórcios, sem terem sido reclamados ou transferidos para a conta do titular.
De acordo com o Banco Central (BC), essa novidade tem o objetivo de tornar a vida do cidadão mais prática, eliminando a necessidade de consultar o sistema frequentemente ou fazer pedidos manuais para cada valor que esteja em seu nome.
A mudança está na forma de solicitar o resgate. Antes, era preciso realizar um procedimento manual para cada pedido. Com a nova opção, quem desejar pode automatizar esse processo. Vale lembrar que a adesão ao serviço é opcional.
A habilitação para o acesso ao SVR deve ser feita a partir de uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada. A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF.
O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão. O BC reforça ainda que não serão enviados avisos informando a existência de algum valor devolvido.