(Imagem: Daniel Krason / Shutterstock)
O ano de 2025 irá começar com economia para os brasileiros com relação a conta de energia. A motivação dessa economia é devido a aplicação da bandeira tarifária verde, ou seja, que não haverá cobrança de taxa extra. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo a agência, as boas condições dos reservatórios de água do país com as chuvas dos últimos meses auxiliaram para o equilíbrio do sistema de geração de energia no Brasil. A taxa atual dos reservatórios é de mais de 50%, impactando para que o setor responsável pela destruição de energia no país possa utilizar menos de recursos mais caros para como as usinas termelétricas para suprir a demanda de geração de energia.
O mês de dezembro também teve a bandeira tarifária verde, o que representou uma preocupação a menos para o bolso do brasileiro.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para tentar controlar o consumo desenfreado de energia no Brasil e conscientizar a população sobre o uso. Atualmente as bandeiras são divididas em três faixas verde (bom desempenho), amarela (moderado) e vermelha (emergência). Com a bandeira verde não há cobrança, já que significa que o país está com boa geração e consumo da energia.