DUAS MIL CÂMERAS DE VIDEOMONITORAMENTO SERÃO INSTALADAS EM PERNAMBUCO A PARTIR DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Novos equipamentos serão digitais.

(Imagem: Reprodução/Internet)

 

Serão instaladas, pelo Governo de Pernambuco, a partir do primeiro trimestre de 2025, cerca de duas mil câmeras de videomonitoramento em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife e em alguns localizados no interior, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. Os equipamentos são digitais e com Inteligência Artificial (IA), tendo um investimento de R$ 122,9 milhões.

 

A empresa vencedora da licitação das câmeras de videomonitoramento foi a Teltex Tecnologia, informação divulgada pela Secretaria Estadual de Administração (SAD). A homologação aconteceu na tarde da sexta-feira (20). A empresa será responsável pela cobertura do sistema de segurança, em um contrato de cinco anos.

 

Segundo a gestão estadual desde agosto de 2020, a prestação de serviços das antigas câmeras estava sendo executada sem lastro contratual, com pagamentos sendo realizados por Termo de Ajuste de Contas (TAC), até fevereiro de 2023 – ocasião em que foi comunicada à empresa prestadora de serviços a impossibilidade de realização de novos TACs, em razão da decisão proferida pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado.

 

Ainda de acordo com o Governo do estado, as antigas câmeras foram instaladas no ano de 2012, posicionadas em lugares baseados em estatísticas daquele ano, tornando-se obsoletas e antieconômicas. Com baixa qualidade de resolução de imagem, os equipamentos impossibilitavam, na maioria dos casos, a identificação da fisionomia e de placas de veículos, por exemplo, envolvidos em ocorrências.

 

Por: Thiago Magalhães 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE