PERNAMBUCO REGISTRA REDUÇÃO DE 40% DOS CASOS DE FEMINICÍDIO EM 2024

Dados foram apresentados nesta terça (16). (Imagem: Divulgação/SDS)

Dados foram apresentados nesta terça (16). (Imagem: Divulgação)

 

Pernambuco teve redução no número de casos de feminicídio até o momento nos primeiros meses de 2024. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta terça-feira (19). Segundo a pasta, o Estado obteve o recuo de 40% no último mês de março quando comparado com o mesmo período de 2023. Em números absolutos, foram 6 casos em março de 2024, contra 10 contabilizados em março do ano passado.

 

Atualmente as pastas da Secretaria de Defesa Social e Secretaria Estadual da Mulher, atuam na promoção de campanhas de conscientização sobre relacionamentos abusivos e alertando que a vítima denuncie logo na primeira agressão que sofre. Muitos dos casos de feminicídio vêm de relacionamentos onde as vítimas são expostas a situações de abuso, seja ele na forma física ou psicológica.

 

No mês de março, a SDS, através das Forças de Segurança Pública de Pernambuco, Polícia Militar e Civil, integrou a Operação Átria, de âmbito nacional. A ação é voltada para o combate da violência contra a mulher em razão do gênero, com foco no combate ao feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e demais tipificações, levando atendimento e informação a todas regiões pernambucanas.

 

A Operação alcançou mais de 20 mil pessoas em Pernambuco, sendo efetuadas 198 prisões e 8 apreensões de menores. Além disso, foram emitidas 160 medidas cautelares para garantir a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade. “Com a Operação Átria, destacamos que foram intensificadas as ações de combate e enfrentamento à violência de gênero. Levando, também, conhecimento ao maior número de pessoas. Compartilhar e dar voz à causa é uma das formas de quebrar o ciclo de violência, por isso, junto às ações da operação, tivemos a capacitação dos nossos policiais. A Missão Acolhimento foi criada pela SDS em parceria com a Secretaria da Mulher para tornar o atendimento cada vez mais humano e acolhedor”, declara o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE