
Unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (30). (Imagem: Janaína Pepeu/Secom)
O município de Caruaru ganhou mais uma cozinha comunitária do Governo Estadual, nesta sexta-feira (30). O equipamento é destinado para a promoção da segurança alimentar e no combate à fome, através do Programa Bom Prato. A nova unidade está localizada no Loteamento Novo Mundo. A cerimônia de inauguração contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do prefeito Rodrigo Pinheiro, da vice-governadora Priscila Krause, da vice-prefeita Dayse Silva, além de vereadores, lideranças locais e representantes da comunidade.
A expectativa é de que a nova cozinha comunitária disponibilize, de forma gratuita, até 200 refeições diárias, de segunda a sexta-feira. O público-alvo do programa são pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Caruaru as refeições serão direcionadas para os moradores referenciados pelo CRAS Maria Auxiliadora, residentes do bairro Novo Mundo e de seu entorno.
Um dos diferenciais da nova unidade é a implantação da primeira horta biofortificada em uma cozinha comunitária de Caruaru. Cultivada com o apoio dos moradores da região, a horta fornece alimentos que são utilizados no preparo das refeições e também gera renda para as famílias envolvidas no cultivo. A primeira Cozinha Comunitária de Caruaru foi inaugurada em 2024, na Vila do Aeroporto. A ampliação da iniciativa no município representa um avanço no enfrentamento à fome e reafirma o compromisso conjunto da Prefeitura de Caruaru e do Governo do Estado com políticas públicas que promovem dignidade e cidadania.
Segundo a governadora Raquel Lyra, 40 mil pernambucanos e pernambucanas utilizam do equipamento. “Eu sempre digo que ninguém faz nada sozinha. Todos os dias, 40 mil pernambucanos e pernambucanas sentam-se à mesa em uma cozinha comunitária, aberta pelo Governo de Pernambuco em parceria com as prefeituras. Para quem está em casa, fazendo a comida e vendo a falta que existe, essa é também uma nova esperança”, disse a chefe do executivo estadual.