
Foi divulgado o Edital nº 14/2025 referente ao processo seletivo para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas entre os dias 30 de junho a 4 de julho, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
Quem participou do Enem como treineiro não pode fazer a inscrição. Para classificação e possível pré-seleção, será considerada a edição do Enem em que o estudante teve a melhor média.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho.
O edital também informa que o estudante deve escolher se quer concorrer às bolsas para ampla concorrência ou às bolsas específicas para pessoas com deficiência, indígenas, pardas ou pretas que se autodeclararem. Para optar por bolsas integrais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, esse limite é de até três salários mínimos por pessoa. Essas condições não valem para professores da rede pública, que fazem parte do quadro de funcionários permanentes da instituição pública e vão disputar vagas em licenciatura e pedagogia.