
Na última quarta-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate. A agência informou que a medida estava suspensa em razão de um recurso da fabricante solicitando a suspensão da interdição, porém a própria empresa retirou o recurso.
Com isso, a suspensão da venda e do consumo do produto, determinada em 27 de março pela agência reguladora, segue em vigor.
A interdição ocorreu após consumidores relatarem reações adversas ao usarem o creme dental, como inchaço nos lábios, lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência e inflamação na gengiva.
Na ocasião, a Anvisa esclareceu que não existe a determinação de recolhimento, mas o produto não deve ser exposto à comercialização pelos pontos de venda.
Em resposta publicada em março nas redes sociais, a Colgate Brasil afirmou que a marca tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.
“Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, apontou a publicação.
A recomendação da Anvisa é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto. Caso o desconforto seja persistente, um profissional de saúde deverá ser procurado.