
Dados foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social. (Imagem: SDS/Divulgação)
De acordo com dados do balanço preliminar das estatísticas criminais referente ao mês passado, divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o estado de Pernambuco registrou uma redução de 15,6% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em fevereiro deste ano no comparativo com o mesmo período de 2024.
No mês passado, foram registradas 260 ocorrências desse tipo, contra 308 no mesmo mês do ano anterior, o que representa uma diferença de 48 casos. Segundo a gestão estadual, esse é o melhor índice para o mês desde o início da série histórica, igualando-se a fevereiro de 2021.
Com o resultado, o estado reduziu o número de homicídios pelo décimo mês consecutivo. O Recife foi a região que mais contribuiu para a redução, com uma queda expressiva de 33,3% nos homicídios. O Agreste (-27,3%) e a Zona da Mata (-25,5%) aparecem logo em seguida, apresentando reduções importantes.
Nos casos de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), registrou-se uma redução de 11,4% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, representando 449 ocorrências a menos. No acumulado do ano, a queda foi de 6,6%. A Zona da Mata se destacou como a região com maior redução desse tipo de crime.
Com relação à violência contra a mulher, houve uma queda de 4,8% no total de ocorrências registradas em fevereiro (a redução foi de 5.103 casos em 2024 para 4.856 em 2025). Em relação aos feminicídios, o estado registrou 10 casos em fevereiro, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Por: Thiago Magalhães