Declaração aconteceu nesta quinta-feira (24). (Imagem: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, afirmou, nesta quinta-feira (24), durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que o novo sistema de alerta de desastres vai começar a funcionar no mês de novembro.
Intitulado de Defesa Civil Alerta, o sistema da Defesa Civil Nacional vai utilizar a rede de telefonia celular para emitir alertas, com aviso sonoro e vibratório para as pessoas que estiverem em áreas de risco de desastres naturais.
O alerta vai se destacar sobre qualquer conteúdo que esteja em uso na tela do usuário, inclusive em telefones que estejam em modo silencioso. As pessoas não vão precisar se cadastrar para receberem os sinais da Defesa Civil.
Desenvolvido em conjuntos pelos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia, o sistema foi testado em 11 municípios dos estados das regiões Sudeste e Sul por 30 dias entre agosto e setembro.