
Foto: Reprodução/Internet
Após anúncio do maior concurso público do país, considerado o “Enem dos Concursos”, foram registrada mais de 2,1 milhões de inscrições em todo o país. As provas acontecerão em mais de 228 cidades do Brasil no próximo dia 5 de maio. Em Pernambuco, o Concurso Nacional Unificado (CNU), o número de inscrições atingiu a marca de 103.140 candidatos, que farão a prova em sete municípios disponíveis para a aplicação do certame.
Somente em Caruaru, no Agreste pernambucano, 10.741 candidatos se inscreveram em um dos cargos ofertados pelo concurso. A capital pernambucana, Recife, foi a que teve mais registro de inscrições com 53.169, seguida de Petrolina (13.872), Caruaru (10.741), Olinda (8.400), Jaboatão dos Guararapes (6.620), Serra Talhada (5.217) e Garanhuns (5.121).
Em Pernambuco, de acordo com a relação de cargos distribuídos pelo certame, ofertará vagas com lotação específica para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Dentro das vagas específicas para o Estado estão: analista em ciência e tecnologia e tecnologista, nas especialidades de engenharia civil, tecnologia da informação, direito e comunicação social. Além de vagas para analista em ciência, engenharia agrônoma e tecnologia com qualquer área de formação.
A aplicação das provas ficará a cargo da Fundação Cesgranrio, empresa especialista em banca de concursos.
Confira abaixo o cronograma do CNU:
05 de maio de 2024 – aplicação das provas;
03 de junho de 2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados;
05 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.