
Decreto é válido por 180 dias. (Imagem: Divulgação/Compesa)
Foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, nesta segunda-feira (07), uma nova lista com os municípios pernambucanos que estão em situação de emergência devido ao período de estiagem das chuvas no Estado. Com isso, o governo decretou “Situação de Emergência”, o que possibilita que tanto o executivo estadual quanto os municípios possam procurar soluções para contornar o cenário. O decreto nº 58.927 é válido por 180 dias.
Segundo publicação no Diário Oficial fica declarada “situação anormal, caracterizada como ‘Situação de Emergência’ nas áreas dos Municípios do Estado de Pernambuco afetados por desastres de estiagem, indutor de seca hidrológica nos reservatórios e rede de abastecimento.”, comunica o decreto.
Municípios como Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Bom Jardim, Bom Conselho, Passira, Lajedo, Riacho das Almas e Sairé estão na lista de municípios afetados.
Desde o início do ano, a maioria dos municípios pernambucanos têm tido dificuldades pela falta de chuva. Os principais reservatórios de água como a Barragem de Jucazinho e Brejão, que abastecem diversos municípios da região Agreste estavam em situação de alerta devido ao baixo nível. Em Jucazinho, o nível do reservatório, até o início de junho, estava menos de 3% da capacidade total.
Confira abaixo a lista de municípios:

Por: Natália Rodrigues.