(Imagem: Rafael Vieira/DP)
Em cerimônia realizada, nesta sexta-feira (23) no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se pronunciou sobre o caso de homicídio que vitimou uma criança e a tentativa de assassinato de mais duas, em Itamaracá, no Grande Recife. As duas crianças ficaram feridas e foram hospitalizadas.
Após tratar o crime como “bárbaro” a gestora afirmou que a Polícia Civil está atuando nas investigações para identificar e prender os suspeitos do ataque. Apesar da governadora ter se pronunciado sobre o caso em Itamaracá, a cerimônia foi voltada para formalizar a assinatura de um termo de cooperação com o Governo Federal para a construção de três novas unidades da Casa da Mulher Brasileira no Estado que serão instaladas nas cidades de Recife, Caruaru, no Agreste do Estado e em Petrolina, no Sertão pernambucano.
Ainda sobre o caso Raquel Lyra afirmou que está acompanhando as investigações junto a autoridades de segurança do Estado. “Eu tenho acompanhado de perto com a Secretaria de Defesa Social para que a gente possa punir os criminosos e se trata de crime organizado, que a gente possa combatê-lo. A investigação está em curso, eu posso falar muito sobre ela, mas a gente vai conseguir, sem dúvida, punir esse criminoso. Mas o que a gente mais quer é devolver a paz social ao nosso estado. A gente tem trabalhado com isso”, declarou.
Sobre o caso
Nesta quinta-feira (22), duas crianças: uma com 7 anos, uma de 10 anos e um adolescente de 12 anos foram baleados na Ilha de Itamaracá, região metropolitana do Recife. Duas crianças estão internados no Hospital da Restauração (HR), no Recife. Seis dias antes, um bebê de 9 meses, Gael Lourenço França do Carmo, foi morto a tiros na mesma comunidade da Biquinha, em Itamaracá.
Gael estava acompanhado da mãe e da avó, que também foram baleadas e sobreviveram, após um grupo armado invadir a casa em que estavam. Com estes casos, a região metropolitana do Recife já soma quatro crianças e 20 adolescentes baleados em 2024. Entre as vítimas, duas crianças e 15 adolescentes morreram. Entre as 24 crianças e adolescentes baleados em 2024, cinco foram atingidos quando estavam dentro de casa.
Nossa produção entrou em contato com a Polícia Civil que emitiu a seguinte nota: Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando uma dupla tentativa de homicídio e um homicídio consumado, ocorridos no dia 22.02, em uma residência no Pilar, em Itamaracá. As vítimas, três crianças entre 07 e 12 anos, estavam dormindo em casa, com sua genitora, quando desconhecidos arrombaram a porta do local e realizaram disparos da calçada para dentro da residência, atingindo as três vítimas. Elas foram socorridas para uma unidade hospitalar na região metropolitana. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos. As investigações foram iniciadas e seguem com a 8ª DPH/DHMN até o total esclarecimento do caso.