
Durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quarta-feira (5), a governadora Raquel Lyra afirmou que Pernambuco possui o IPVA mais barato do Nordeste, ao comentar as propostas de ampliação das isenções do imposto no estado. O tema foi discutido pela Comissão de Finanças, que analisou 12 projetos de lei que, se aprovados, podem reduzir em R$ 500 milhões a arrecadação estadual.
Questionada sobre o impacto financeiro das medidas, Raquel disse que a discussão está sendo acompanhada por sua equipe, especialmente pela Casa Civil e pela Secretaria da Fazenda. “Qualquer debate tributário precisa considerar como está e como pode ficar a arrecadação. Hoje já temos o IPVA mais barato do Nordeste, compromisso que assumimos ainda na campanha. Outras propostas serão discutidas na Alepe com acompanhamento técnico do governo”, afirmou.
Entre as propostas em análise estão isenção total do IPVA para motoristas de aplicativos registrados como MEIs, para motos de até 170 cilindradas, veículos híbridos e automóveis com mais de 15 anos de fabricação. Também há sugestões de descontos para entidades de proteção animal e cidadãos cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Órgãos.
A governadora também mencionou o andamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que está em votação na Alepe. Ela ressaltou a importância da aprovação para garantir a continuidade dos investimentos e obras em andamento no estado. “Precisamos votar a LOA para assegurar os recursos e concluir as obras que estão sendo licitadas, entregando resultados concretos à população”, completou.
Por: Bell Pereira