
Os alunos interessados em concorrer a um financiamento para as mensalidades do curso superior em uma instituição privada podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 até as 23h59 desta sexta-feira (6), no horário de Brasília.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa concede financiamento a alunos matriculados em cursos de graduação em faculdades particulares que aderiram ao Fies e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para esta edição, estão previstas 67.301 vagas no primeiro semestre, distribuídas em mais de 1.400 instituições e quase 20 mil cursos.
Como se inscrever
Para participar, o candidato deve acessar a plataforma com login Gov.br e informar um e-mail válido. Durante o período de inscrição, é possível escolher até três opções de curso e alterar as preferências até o encerramento do prazo. A pré-seleção, no entanto, será feita para apenas uma combinação de curso, turno, local e instituição.
No formulário, o estudante também precisa preencher dados de perfil, como etnia ou cor, condição de pessoa com deficiência (PCD), pertencimento a comunidades quilombolas e situação acadêmica anterior.
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, tenham média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e não tenham zerado a redação. A renda familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos, equivalente a R$ 4.863 em 2026.
Nos casos de vagas destinadas a pessoas com deficiência, será exigido laudo médico com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Critérios de classificação
A classificação dos candidatos seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. O edital também estabelece prioridades, favorecendo inicialmente quem ainda não concluiu o ensino superior e nunca utilizou financiamento estudantil.
Fies Social
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, voltado a estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, o equivalente a R$ 810,50. Nessa modalidade, os pré-selecionados podem solicitar financiamento integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Caso haja divergência nas informações de renda declaradas, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição poderá solicitar documentação complementar.
Resultado e lista de espera O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 do mesmo mês. Quem não for convocado inicialmente será incluído automaticamente na lista de espera, com chamadas previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril para ocupação das vagas remanescentes
Por: Bell Pereira