CARNAVAL ALTERA FUNCIONAMENTO DE REPARTIÇÕES PÚBLICAS E BANCOS EM TODO O PAÍS

Imagem: Isabela Costa/Metropolitana FM

Os dias 16 e 17 de fevereiro serão pontos facultativos na administração pública federal em razão do Carnaval. A medida foi definida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que também estabeleceu ponto facultativo até as 14h da Quarta-feira de Cinzas, no dia 18.

Durante o período da folia, o funcionamento dos bancos também sofrerá alterações. As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de Carnaval, retomando o atendimento presencial na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h, no horário de Brasília. Nesse dia, o encerramento das atividades ocorrerá no horário normal de fechamento das agências.

Em comunicado oficial, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá compensações bancárias nos dias 16 e 17 de fevereiro, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Já o sistema Pix seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante os feriados.

Os caixas eletrônicos e os aplicativos bancários continuarão operando normalmente, permitindo saques, pagamentos e transferências digitais ao longo do período carnavalesco.

A Febraban recomenda que os clientes priorizem o uso dos canais digitais, como sites e aplicativos, para a realização de operações bancárias, como pagamento de contas e transferências de valores.

Boletos bancários e contas de consumo — como água, energia elétrica e telefone — com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagos sem acréscimo de juros ou multa na Quarta-feira de Cinzas. Já no caso de tributos e impostos, a orientação é que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de juros e penalidades.

Nas localidades onde as agências bancárias costumam encerrar o expediente antes das 15h, o início do atendimento será antecipado, de forma a garantir pelo menos três horas de funcionamento presencial ao público.

Mais informações podem ser consultadas nos sites oficiais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (https://www.gov.br/gestao) e da Federação Brasileira de Bancos (https://www.febraban.org.br).

Por: Wesley Souza

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *