BRASIL CONTABILIZA 59 NOTIFICAÇÕES DE INTOXICAÇÃO CAUSADAS POR METANOL, APONTA GOVERNO

Até o momento foram registradas três mortes. (Imagem: Reprodução/Freepik)

Governo lança novas estratégias. (Imagem: Reprodução/Freepik)


O Brasil registra, até o momento, 59 notificações de intoxicação por ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas por metanol. Na noite desta quinta-feira (02), o Ministério da Saúde atualizou os números e enfatizou novas ações que serão realizadas pelo governo, estados e municípios, e que devem servir de orientação em todo o país para tentar diminuir os casos de intoxicação pela substância.



De acordo com o ministério, dos 59 casos notificados, 53 foram registrados em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação), cinco casos em investigação em Pernambuco e um no Distrito Federal. Além, desses há um óbito confirmado e sete em investigação.




Entre os anúncios para o combate e atendimento aos casos de intoxicação, o ministério afirmou que está com novas estratégias em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para consolidar um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico. Além disso, a pasta afirmou também o andamento da compra emergencial de mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), que visam garantir a reposição e distribuição do produto conforme a necessidade de estados e municípios.


No setor de vigilância sanitária a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou uma nova chamada pública a fim de identificar fornecedores internacionais do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, atualmente não disponível no Brasil, em resposta a ofício do Ministério da Saúde que solicitou urgência na medida.




Também foi encaminhado pelo ministério à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a solicitação da doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol, além da manifestação de intenção em adquirir outras 1.000 unidades do medicamento por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da OPAS, ampliando o estoque nacional.


Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *