Dados foram divulgados nesta sexta-feira (2). (Imagem: Reprodução/Internet)
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) divulgou, nesta sexta-feira (2), que distribuiu, no primeiro semestre de 2024, um total de R$ 817,6 milhões em direitos autorais para mais de 315 mil compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
Em comparação com o mesmo período de 2023, o valor representa um crescimento de 31%. Os segmentos relacionados à música no mercado audiovisual impulsionaram a distribuição dos rendimentos em direitos autorais de execução pública. Do valor total distribuído, os 5 segmentos que mais receberam foram Rádios + DG (16%), Streaming de vídeo (14%), Shows (13%) e TV fechada (13%).
Dos valores distribuídos em direitos autorais do primeiro semestre, 78% foram destinados aos detentores de direito autoral (compositores e editores) e 22% para os direitos conexos (intérpretes músicos e produtores fonográficos). Os artistas e compositores nacionais receberam em torno de 75% dos valores distribuídos, enquanto os estrangeiros receberam 25%.
Na divisão por categorias de titulares de músicas nacionais e estrangeiros, aproximadamente 50% dos valores foram direcionados aos autores, 28% foram destinados a editores, 10% para produtores fonográficos, 10% para intérpretes e 2% para músicos.