UFPE TEM MAIS DE R$ 30 MILHÕES DO ORÇAMENTO BLOQUEADOS PELO GOVERNO FEDERAL

Estão sendo ofertas 200 vagas. (Imagem: Divulgação)

Medida afeta pagamento de despesas básicas para o funcionamento da instituição.

(Imagem: Divulgação)

 

 

 

Seguindo pela série de cortes anunciadas pelo Governo Federal para a contenção e controle dos gastos públicos, um dos setores afetados foi a educação. A Universidade Federal de Pernambuco informou que bloqueio de R$ 30,4 milhões do orçamento discricionário da instituição, pelo governo. Esse valor representa 18% do recurso que a Universidade dispõe para pagamento de despesas de luz, água e serviços terceirizados, de limpeza, segurança e manutenção.

 

A medida, segundo o Governo Federal, é para cumprir o limite de gastos definidos pelas Leis Complementares 200/2023 e 101/2000.

 

O que preocupa a instituição é que já se vinha identificando dificuldades em manter a qualidade do ensino e manutenção da estrutura das unidades devido a cortes anteriores e falta de atualização nos valores que deveriam ser passados pelo governo. Segundo a UFPE, o valor anterior ao corte já era insuficiente para atender plenamente as necessidades de funcionamento até o final do atual exercício financeiro.

 

De acordo com UFPE, o Ministério da Educação (MEC) informou em reunião que haverá duas janelas de liberação de recursos até o final do ano, ainda sem definição de percentuais.

 

Vale destacar que a Universidade recebe cerca de 50 mil pessoas diariamente, desempenha no desenvolvimento socioeducacional do país, atuando em diferentes áreas de conhecimento e competências para solução de problemas da sociedade. Através da UFPE também são feitas pesquisas que auxiliam em diversos setores da sociedade como educação, saúde, infraestrutura, políticas sociais, além de tantos outros.

 

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE