PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA COMEÇAM A SER VACINADOS CONTRA DENGUE EM FEVEREIRO

Foto: Pixabay

O Ministério da Saúde anunciou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde começarão a ser vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro. A imunização utilizará a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan e considerada o primeiro imunizante de dose única do mundo contra a doença.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e demais trabalhadores das unidades básicas de saúde serão os primeiros contemplados. A aplicação das doses será viabilizada pela entrega de 1,1 milhão de vacinas até o fim de janeiro.

A Butantan-DV oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos indicam eficácia global de 74%, além de redução de 91% nos casos graves e proteção total contra hospitalizações provocadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O governo federal informou que a vacinação será ampliada de forma gradual para a população de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade de novas doses. Para acelerar a produção, o Instituto Butantan firmou parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, o que deve multiplicar em até 30 vezes a capacidade de fabricação do imunizante. A expectativa é alcançar entre 25 e 30 milhões de doses ainda em 2026.

Segundo Padilha, a estratégia nacional de vacinação será escalonada, priorizando inicialmente as faixas etárias mais elevadas e avançando progressivamente para os mais jovens. A meta do governo é incorporar a Butantan-DV ao calendário oficial de imunização.

O Instituto Butantan também recebeu autorização da Anvisa para avaliar a eficácia da vacina em pessoas acima de 60 anos e já iniciou o recrutamento de voluntários. O ministro afirmou haver otimismo quanto à segurança do imunizante para esse público, considerado mais vulnerável às formas graves da dengue.

Por: Bell Pereira

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *