PREFEITURA DISCUTE OBRAS DO AEROPORTO DE CARUARU E TRANSFERÊNCIA DO MATADOURO PARA O DISTRITO DO RAFAEL

Equipamento terá investimento de R$ 150 milhões. (Imagem: Ascom)

Licitação das obras do aeroporto já foi lançada. (Imagem: Ascom)



O processo de retirada do Matadouro de Caruaru do terreno onde serão feitas as obras de ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeiras foram temas de debate entre a Prefeitura municipal e representantes do Governo de Pernambuco. Com a licitação lançada para que as empresas interessadas em realizar as obras do equipamento aeroportuário possam se candidatar, a prefeitura de Caruaru junto ao governo está estudando as melhores formas de transferência do matadouro que está localizado no mesmo terreno. A determinação de mudança de local do matadouro foi emitida ainda em 2017, quando começou a discussão sobre a ampliação da pista de pouso do aeroporto.



Durante as obras do equipamento que terá o investimento de mais de R$ 170 milhões do Governo de Pernambuco e Governo Federal, tanto o município como o Estado estarão realizando fiscalização e acompanhamento do andamento do projeto em execução. Na reunião da última sexta (12) foram discutidas questões sobre a estruturação, cronograma, execução e acompanhamento das obras, além da documentação das áreas e planejamento sobre a primeira e a segunda etapa da requalificação e construção do novo terminal de passageiros.



Com a proximidade para que o projeto saia do papel deverá ser retomada a obra do matadouro, que será transferido definitivamente da frente do aeroporto para o distrito de Rafael, na Zona Rural do município.




Na reunião também foi discutida a transferência da Feira de Gado, que agora será instalada ao lado da Central de Abastecimento de Caruaru – Ceaca, que já está com sua obra em andamento desde o início do ano. Todo o processo de terraplanagem já está sendo feito. Em seguida, a Adepe possa iniciará a aplicação da infraestrutura dos currais de gado da Feira, que já está licitado e com recursos garantidos.



Outra obra esperada há anos pelos caruaruenses, desde seu anúncio, é a construção do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Na reunião foram definidos o andamento do projeto e a execução da obra de acesso ao equipamento pela BR-104, além da execução do serviço de sondagem de solo, através de um estudo para ver as condições do solo, com previsão de início ainda esse mês de setembro.



De acordo com Pedro Neves, Secretário Executivo da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), todos projetos estão alinhados para que as obras sejam realizadas.


“Muito importante essa reunião de alinhamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado, pra que a gente possa estar avançando com os projetos do aeroporto e autódromo que são importantíssimos para Caruaru e para Pernambuco, com a Prefeitura e o Governo alinhados no entendimento da concepção e da execução desses importantes empreendimentos. Portanto, a gente pôde ver todas essas questões envolvendo a infraestrutura de projetos e planejamento, de uma forma geral, sobre a execução dessas obras”, afirmou o Secretário Executivo da Semobi, Pedro Neves.




Estiveram presentes na reunião de trabalho, o Secretário de Projetos Estratégicos de Caruaru, Pedro Augusto, o Secretário Executivo da Semobi (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco), Pedro Neves e o Diretor Geral de Infraestrutura da Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), Rodrigo Miranda, ambos representando o Governo do Estado, além de Lucas Gustavo (URB), do Assessor de Projetos Especiais, Swamy Lima e do Assessor Especial Lino Portela, também representando a Gestão Municipal.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *