
O Projeto Natação Inclusiva destaca o compromisso de Caruaru com políticas de inclusão e aumenta as oportunidades para que pessoas com deficiência pratiquem esportes na cidade. A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, está promovendo uma iniciativa que oferece atividades aquáticas para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional de crianças e jovens beneficiados pelo programa.
O projeto atende crianças a partir dos 5 anos, atípicas e/ou com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, bem como crianças neurodivergentes, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, dislexia e discalculia. As aulas começarão em 9 de fevereiro e ocorrerão na piscina do Complexo Olímpico Rei Pelé, situado na Rua Visconde de Inhaúma, s/n, no bairro Maurício de Nassau. As aulas serão divididas em turmas nos seguintes dias: segundas e quartas (8h às 9h e 9h às 10h) e terças e quintas (15h às 16h). Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site.
A ação está diretamente relacionada ao reconhecimento de Caruaru como Cidade Americana do Esporte, uma distinção que ressalta o compromisso da cidade com políticas esportivas que sejam inclusivas, bem estruturadas e acessíveis para todos os cidadãos.
Por: Bell Pereira