Multa chegou a R$ 28,6 milhões. (Imagem: Reprodução)
A plataforma X (antigo Twitter), recebeu nesta terça-feira (08) a autorização para funcionar em território brasileiro. A liberação foi dada em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O retorno total da rede social se dará em até 24 horas. Alguns usuários já voltaram a utilizar o X normalmente.
O X foi bloqueado no Brasil no último dia 30 de setembro após descumprimentos do dono da plataforma, o empresário sul-africano Elon Musk que teve diversos empasses com o ministro Alexandre de Moraes. Moraes de determinou multas ao empresário por desrespeitar as determinações exigidas pelo supremo, como a exclusão de twittes e perfis que propagavam informações falsas e ataques ao sistema democrático brasileiro. As multas também decorreram de outros embates de Musk com Moraes.
Ainda durante o conflito o empresário chegou a anunciar o fechamento da sede da empresa no Brasil. Após tratativas a rede social voltou a ter representante legal no país, a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. O valor das multas somadas que Elon Musk teve que pagar chegaram a R$ 28,6 milhões, para fosse feito o pedido de retorno do X no Brasil
Nessa segunda-feira (07), o empresário encaminhou o pagamento das multas para a conta solicitada pela decisão para a instituição bancária Banco do Brasil. O ministro Alexandre de Moraes ainda ouviu a Procuradoria-Geral da República (PGR) para decidir sobre o desbloqueio da plataforma.
Com parecer favorável da PGR, Moraes autorizou o desbloqueio do X, que é feito pela Anatel.