Atualização foi publicada nesta sexta-feira (22). (Imagem: Débora F. Barreto/Fiocruz)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (22), uma nova atualização da composição de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Os imunizantes que terão alteração em sua composição são: Spikevax, da empresa Adium S.A., e Comirnaty, da empresa Pfizer do Brasil Ltda., que são utilizadas para o controle do vírus do país, a fim de proteger a população contra a forma grave da doença.
De acordo com a Anvisa, a atualização será uma alteração da cepa usada como fonte para a produção do antígeno da proteína S (spike) do vírus Sars-CoV-2, causador da doença, que atende as normas recém-publicadas, com relação a esse tipo de mudança para imunizantes contra a Covid-19 aplicados no Brasil.
A decisão respeita a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 905/2024 e a Instrução Normativa (IN) 316/2024, onde determina que os imunizantes destinados à prevenção da Covid-19 no país devem ser periodicamente atualizados, de modo a conter as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As atualizações em imunizantes podem ocorrer por diversos fatores, um deles é a necessidade de aprimoramento das formulas para maior eficácia contra a doença. Para isso a OMS tem monitorado as variantes da Sars-CoV-2, junto ao Technical Advisory Group on COVID-19 Vaccine Composition (TAG-COVAC). A última vez que houve atualização em uma das vacinas foi em abril deste ano para aprimoramento dos imunizantes para contenção da cepa JN.1.
O Brasil conta atualmente com três vacinas monovalentes aprovadas para prevenção da Covid-19, porém apenas duas solicitaram a sua atualização à Anvisa.
No Brasil, a Anvisa analisou os dados e provas apresentados pelas empresas fabricantes dos imunizantes, devido a distribuição pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que gerencia o encaminhamento das vacinas autorizadas para os municípios. Mesmo com a atualização de composição dos dois imunizantes citados, a recomendação para aplicação segue a mesma, ou seja, ambas estão autorizadas para uso em indivíduos a partir de 6 meses de idade.