PRESIDENTE LULA FAZ PRONUNCIAMENTO DA INDEPENDÊNCIA EM REDE NACIONAL

Em seu discurso o presidente defendeu a democracia. (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Em seu discurso o presidente defendeu a democracia. (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

 

 

Nesta sexta-feira (06), durante a véspera do Dia da Independência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou em rede Nacional, emitindo mensagem em celebração ao Dia 7 de Setembro, aniversário de 202 anos da Independência do Brasil. Em sua fala o presidente destacou que a importância do processo democrático para a independência de uma nação.

 

“Amanhã [7 de Setembro] é dia de comemorarmos a independência do Brasil. E é também um bom momento para celebrarmos a democracia. Nenhum país é de fato independente sem o exercício pleno da democracia”.

 

Ainda segundo Lula, a democracia é também uma ferramenta para a conquista de direitos no país, reforçando o combate a desigualdade social.

 

“A democracia é mais do que votar no dia da eleição. É lutar pela conquista de direitos. O direito de fazer três refeições por dia, morar com dignidade, ter um bom emprego, salário justo, segurança para cuidar da família e conquistar um futuro melhor para nossos filhos”, acrescentou.

 

Ele destacou medidas e projetos do governo federal, investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a geração de emprego e a retirada de 24,5 milhões de pessoas da fome.

 

Na área da segurança, o presidente citou a criação da Política Nacional de Segurança Pública, realizada entre o governo e os governadores de cada um dos 27 Estados.

 

“Democracia é o diálogo, é a convivência civilizada entre opostos. É o respeito à vontade do povo expressa livremente nas urnas. Não é o direito de mentir, espalhar o ódio e atentar contra a vontade do povo. Em momentos decisivos da história, a defesa da democracia é capaz de unir adversários de longa data. Foi assim na construção da aliança para garantir a governabilidade do país, após as eleições de 2022”, comentou, citando o arco político de alianças criado após a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.

 

Em sua agenda presidencial, Lula irá participar do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE