
Estado foi um dos destaques no país. (Miva Filho/Secom-PE)
Em 2023 a porcentagem de Pernambuco em relação a despesa registrou 17,59% da receita pública de impostos e transferências constitucionais na área. Somando um total de R$ 5,49 bilhões canalizados para a rede pública estadual pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. Pela Lei Complementar 141/2012, todos os entes federativos brasileiros estão obrigados a gastar, no mínimo, 12% desses lucros estaduais – conforme a legislação, os gastos computados para a comprovação do piso constitucional excluem algumas despesas.
No estado, o incremento de 44,8% acima do exigido pela Lei com um valor de R$ 1,7 bilhão a mais, destaca Pernambuco como líder de investimentos em saúde no Nordeste e um dos maiores do País. Em comparação com as demais unidades federativas do Brasil, Pernambuco aparece na quinta colocação, com relação a distribuição desse capital, atrás de Amazonas, Amapá, Tocantins e Roraima. Considerando ranking do Tesouro Nacional, publicado em fevereiro, Pernambuco fica em terceiro lugar.
De acordo com o relatório que avalia de que forma os estados brasileiros realizaram suas despesas em 2023, publicado em fevereiro, Pernambuco foi a terceira unidade federativa que mais investiu em saúde em proporção a todos os seus gastos: 19% da despesa total de Pernambuco foi aplicada na saúde, atrás apenas do Amapá e de Tocantins, com 21%.